5 dicas para fazer do seu currículo o melhor

Quando chega a hora de se candidatar a um emprego ou estágio, milhões de dúvidas surgem, mas sabemos qual é a primeira delas: como fazer um bom currículo?

1 – Faça currículos diferentes

Primeiro, é importante entender que um currículo que você envia a uma empresa, normalmente, não deve ser igual ao que você envia para outra. Por quê? Ao fazer um currículo é necessário adequá-lo às necessidades da empresa e da vaga para o qual está se candidatando, facilitando assim, o trabalho do avaliador e mostrando o seu diferencial.

2 – Conteúdo: apenas o necessário

Você não deve escrever tudo o que você já fez na sua vida e todas suas habilidades (um currículo não é uma autobiografia!), portanto escreva apenas o que for interessante para essa vaga e essa empresa em específico. Como fazer isso? Fique atento às particularidades da vaga e pesquise sobre a empresa, mostre que você entende o que está sendo pedido, o que é necessário, importante e os diferenciais para ocupar aquele cargo.

bom currículo como fazer selecionado

3 – A ordem das informações

Pense. Quem for ler o seu currículo já leu vários outros antes e irá procurar, à primeira vista, apenas as informações estritamente necessárias. Então, coloque primeiro suas qualificações imprescindíveis e depois informações complementares e desejáveis (aquilo que você já fez e pode ser considerado um diferencial) para a vaga. Isso fará com que o avaliador encontre mais rápido o que ele quer aumentando as suas chances de ser escolhido.

4 – Escolha as fontes certas

“Nossa, meu currículo ficou muito grande. Já sei! Vou diminuir a letra!” Cuidado para não fazer isso. Letras pequenas cansam a leitura e podem dificultar a visualização de qualquer texto. O ideal é uma fonte Times New Roman, Arial ou Verdana com tamanho 12.

5 – Qual é o melhor tamanho para o meu currículo?

Seguindo todas essas recomendações anteriores o currículo de quem está começando a carreira deve ser escrito em 1 página e profissionais mais experientes em 2 páginas, no máximo. Não coloque capas, seja conciso, objetivo, simples e sem erros de ortografia (Fique atento! Peça para outras pessoas revisarem e use um dicionário sempre que necessário). Após feito seu currículo, mantenha-o sempre atualizado e organizado.

Todas essas dicas são apenas um caminho, uma direção a seguir. Fazendo-as corretamente você terá mais chances de conseguir uma vaga de emprego ou estágio, então comece já a montar o seu!

 

Natália Marinho 

Diretora Presidente da RH Consultoria Júnior – UFMG

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *