4 dicas fundamentais para bons relacionamentos dentro da empresa

Nós, seres humanos, somos seres sociáveis de constante comunicação, e estamos cercados de pessoas a todos os momentos. É fundamental que saibamos interagir corretamente, e conviver em harmonia com outras pessoas. Os relacionamentos interpessoais são uma via de mão dupla, em que ambas as partes devem colaborar para o crescimento uma da outra.  

No ambiente de trabalho, é ainda mais importante que as relações sejam harmônicas, e que os colegas tenham uma boa convivência. Esse tipo de relação é uma das mais delicadas, pelo fato de que não podemos escolher com quais pessoas iremos trabalhar.

O bom relacionamento com os colegas é um dos principais fatores motivacionais no ambiente de trabalho. Sabe-se que a motivação está diretamente relacionada ao bom desempenho do funcionário. Por essa razão, um membro desmotivado pode apresentar baixo rendimento e redução da produtividade. Por outro lado, se motivado ele trabalhará mais comprometido com os objetivos da empresa.

As pessoas passam em média 8 horas, ou mais, por dia no seu ambiente de trabalho. Tornar esse ambiente tranquilo é imprescindível para a diminuição do estresse dos funcionários e aumento da motivação. Manter a rotina organizacional agradável, sempre trará algo de positivo para a empresa. Os lucros e resultados das organizações são frutos do trabalho de seus membros. Por essa razão, se dá a importância de se investir nas relações.

Atualmente, o trabalho em equipe tem sido muito valorizado pelas empresas. Por isso, competências que envolvem relacionamento interpessoal e comunicação ganham destaque nos processos seletivos. Aqui vão algumas dicas para te ajudar a melhorar suas habilidades sociais e manter um bom relacionamento com seus colegas:

1 – Conheça-se: Uma boa maneira de manter bons relacionamentos interpessoais é através do autoconhecimento, afinal, nos relacionamos com as pessoas da mesma maneira com que nos relacionamos com nós mesmos. Se você tem dificuldade em aceitar suas falhas, por exemplo, terá dificuldade em aceitar as falhas dos seus colegas. Por isso, aprender sobre seus pontos fracos e fortes te ajudará a enxergar a falha dos outros com mais empatia e a ser menos crítico diante dos erros.

autoconhecimento

 

2- Saiba falar: A comunicação é uma das armas mais importantes para o sucesso dos relacionamentos interpessoais. Aqueles que não sabem se comunicar corretamente, muitas vezes podem passar uma mensagem errada para quem está ouvindo.  O processo de comunicação envolve, no mínimo, duas pessoas, por isso, é muito importante saber escolher a maneira, as palavras, a hora e o lugar corretos para se dizer as coisas. Se você é uma pessoa mais direta e objetiva, por exemplo, pode passar uma imagem de grosseiro para alguém que é mais sensível e atencioso. Ou então, se você tem o costume de dar feedbacks negativos a um colega na frente de outros, pode gerar um mal estar entre as pessoas, ou causar intrigas.

 

3 – Saiba ouvir: Além de saber falar da maneira correta, é necessário treinar os ouvidos para uma escuta diferenciada. Muitas vezes, estamos distraídos com a cabeça a mil, e não prestamos atenção ao que as pessoas nos falam. Não saber ouvir pode causar problemas com seus colegas, seus clientes ou até mesmo com seus superiores. Escutar as dificuldades e reclamações dos seus parceiros de trabalho pode te ajudar a superar alguma dificuldade que, ás vezes, você também está passando naquele momento. Além disso, ouvir atentamente ao que o outro diz, passa confiança e simpatia – características fundamentais para se construir boas relações.

 

feedback

4 – Dê feedbacks: Dar um feedback a uma pessoa é fazer uma crítica ou um elogio sobre algum comportamento ou ação realizada por ela. Se feito da maneira correta, pode ajudar a tornar o clima organizacional mais harmonioso. Lembre-se de elogiar seus colegas quando eles fazem um bom trabalho. Saber reconhecer seu esforço é uma das melhores maneiras de motivar seus colegas.

Seguindo essas dicas, ficará muito mais fácil e agradável trabalhar em equipe!

 

Gabriella Faria

Coordenadora de Criação e Mídias da RH Consultoria Júnior – UFMG

4 thoughts on “4 dicas fundamentais para bons relacionamentos dentro da empresa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *